Os 5 melhores Videoclipes 90's (na minha opinião)

Para quem, como eu, passou a adolescência nos anos 90 e viu a ascenção do "padrão MTV", para as rádios e gosto musical dos jovens, essa lista é bem complicada de ser feita. São muitas as músicas, são muitas as vertentes, são tantas as bandas... espero que alguém no final concorde comigo:

5° - Green Day - Good Ridance (Time of your life)

<

Pra mim uma das melhores músicas dos anos 90. E bem da verdade o clipe é ajudado por ela, mas o que a diretora Trudy Bellinger (que também dirijiu clipes das Girls Aloud) faz é brilhante. Personagens distantes, em seus momentos de encruzilhada. Pegando suas fotos, perdidos em seus pensamentos, correndo atrás de dias felizes como fala na letra.

Particularmente o efeito de Fast & Slow, ajuda na concepção do todo. Além da tonalidade de final do dia (pôr-do-sol) nas imagens,que muito me agrada. Good Ridance (Time of your life) está na categoria de "músicas do pôr-do-sol" para mim. Que são aquelas reflexivas, para se ouvir no carro com a janela aberta enquanto se encara o sol se pondo.

4° - The Cranberries - Zombie



Definitivamente não é o mais genial dos trabalhos do americano Samuel Bayer (O diretor da "alternative rock era") mas Zombie trás o momento da Irlanda naquela época, ou por toda a história. As partes em PB, particularmente para mim, soam poéticas e remissivas, coroada pelos vocais potentes de Dolores O'Riordan a parte "em cores" tem uma fotografia muito semelhante a usada em diversos clipes da época e presente na ODE máxima videocliptica do REM - Losing My religion.

Sendo uma música de protesto, Zombie não poderia ser um clipe diferente. A música e o clipe foram Top 1 durante 2 meses em diversos países da europa como: França, Alemanha além, claro, da própria Inglaterra (mesmo sofrendo boicote por parte de algumas rádios).

3° - Nirvana - Smells Like Teen Spirit



O Nirvana é o Nirvana, né? Se os anos 80 foram marcados por Reis e Rainhas do Pop, o começo da última década do século XX foi do "underground". Primeiro grande trabalho de Samuel Bayer, que depois fez clipes/obras primas para Smashing Pumpkins, Garbage, LL Cool J, Rolling Stones etc.

E o que tem demais nesse clipe? NADA, o fato é a estética. Smells like teen spirit trouxe a estética do grunge para a TV. Cabelos ensebados, roupas sujas e largas, poeira (muita poeira), olhos vidrados. Se os anos 80 eram a "década perdida", a geração seguinte era retratada como viciada e "feia" por Bayer neste clipe. Retrato de uma época. Brilhante.

2° - Madonna - Frozen



O ano era 1998; Girls Bands; Boy Bands e uma certa princesinha pop começavam a dominar as paradas de sucesso mundo afora... mas ela estava vindo (ou ressurgindo) depois de uma fase "obscura" e sem muita repercussão a rainha do pop se juntava a grandes produtores musicais e trazia o Album Ray Of Light.

Frozen, particularmente, marca a o começo da era espiritual e materna da Madonna. É um clipe perfeito, brilhante e único. Dirigido pelo diretor de efeitos especiais de Alien: Ressurection, Chris Cunningham, frozen foi filmado no deserto do Mojave na Califórnia e tem figurinos do amigo de velha data da cantora Jean-Paul Gaultier. O clipe de inspiração na arte pré-rafaelita e no filme "O Paciente Inglês" conta ainda com a tradição budista e hinduista.

Ps: foi particularmente dificil decidir um clipe da Madonna nos anos 90, gosto muito de Deeper and Deeper, mas Frozen é muito emblemático para mim. Foi com ele que comecei a gostar e prestar mais atenção nela, e assim, começar a amar.

1° - REM - Losing My Religion



Uma obra prima. O melhor e mais belo clipe dos anos 90 para mim, com uma das músicas mais emblemáticas. Losing My Religion não é só o maior hit do REM, é também um dos clipes mais assistidos e que mais tempo passou em primeiro lugar na parada da MTV ao redor do mundo.

Na apresentação do Rock In Rio 3 Zeca Camargo falou aquela que foi a frase que me marcou durante muito tempo: "O Videoclipe como arte, surgiu com Michael Jackson e Thriller.. mas foi com Losing My Religion e o REM, que ganhou status de perfeição" e olha, não é exagero dele. Não é. O que o indiano Tarsem Singh(que mais tarde dirigiu A Cela e comerciais famosos para a Pepsi) fez é digno de ser elevado ao panteão da perfeição pop (se é que isso existe). Uma ode ao pop, uma ode aos anos 90.

o clipe surgiu a partir da combinação de idéias de Michael Stipe e Tarsem Singh. Stipe queria um clipe parecido com o da Sinéad O'Connor "Nothing Compares 2 U", ja Singh queria algo inspirado nos filmes de Bollywood, onde tudo era "melodramático e extremamente colorido", juntando ainda à ótica bollywoodiana as pinturas de Caravaggio e o espiritualismo do gênio russo Andrei Tarkovsky.

PS: Quem quiser se inteirar mais do "papo" do espiritualismo de Tarkovsky usado no videoclipe, sugiro dar uma "olhadinha" no melhor filme dele na minha opinião: Solaris. E não, não é papo de "pseudocult" é papo de: "assista e veja ali vááárias coisas que são usadas até hoje na "sétima arte", e olha, o filme é de 1972. :)

Também postado no ENE.

2 comments:

brfirefox disse...

Excelente top 5. Eu apenas retiraria o da Madona (não sou fã dela) e colocaria um do Metallica ou Pearl Jam !!

Metheoro disse...

Então, mas nem é só pq eu sou fã que coloquei aí.. é que Frozen é realmente foda.

Poderia ter colocado os clipes do Chemichal Brothers, que são realmente foda, mas eu queria algo do "mainstream" e tivesse esse toque cult que o Cunnigham deu para esse clipe da Madonna. :)