Muito além de Piaf e Godard

A França é um país culturalmente foda. Certo? Certo. E porque será que nós, aqui no Brasil (e boa parte do mundo) desconhecemos completamente a cultura pop francesa, ou o que se faz de bom em tratando-se de vanguardas; música e vídeo daquela parte do velho mundo?

O fato é que a cultura anglo-saxônica (EUA e Reino Unido) meio que domina o cenário cultural mundial e nós acabamos inebriados e esquecendo de conferir além do eixo: Los Angeles - Nova Iorque - Londres. O bom é que sempre uma banda ou outra européia, e francesa, se sobressai, cantando em inglês é verdade, mas se sobressai. É o caso da Hold You Horses, sexteto Franco-Americano, 100% radicado em Paris, que produz um som deveras interessante.

Pois é, mas o assunto aqui não é "som" ou a banda em si, mas sim o Videoclipe e vamos falar de um Webhit, este Webhit:

70 Million by Hold Your Horses ! from L'Ogre on Vimeo.



E para tanto entrevistei via e-mail o pessoal da produtora L'Ogre de Paris, responsável pelo: Roteiro, produção, filmagem e pós-produção desta maravilha da cultura pop atual.

Metheoro.net - Quantas pessoas estão envolvidas na produção e criação do conceito do videoclipe?

L'ogre - A criação foi um processo colaborativo de quatro criadores da L'Orge: David Freymond (Que também é o diretor do clipe, além de diretor do curta metragem francês "Brainstorming" do ano passado que vale a pena darem uma "busca" na internet e assistirem), Bruno Mendes (que tem esse nome comum para nós, por que tem origem portuguesa, mas é francês de nascimento mesmo), Olivier Tixier and Catherine Villemino (que é uma fofa e foi quem manteve o contato comigo por e-mail). O quatro estiveram envolvidos com a produção desde o início até o seu final, absolutamente tudo, desde a concepção, a escolha das pinturas e a decisão do método de filmagem. Nos conhecemos na ESEC de Paris (uma das melhores escolas de Cinema do mundo) e estamos trabalhando juntos nos últimos 3 anos, em diversos projetos e videos (incluindo o "Brainstorming"). O Clipe do "Hold Your Horses" é nosso primeiro projeto executado como L'Orge.

Para a gravação contamos com a verba de € 2.500,00 (dois mil e quinhentos Euros, pouco mais de R$ 6.000,00 reais), além da ajuda de mais 10 pessoas em 4 dias de filmagem.


Metheoro.net - Como surgiu a idéia de fazer um clipe baseado nas obras de arte?

L'Ogre - Tem a ver com a letra da musica, que fala um pouco sobre isso. Daí queriamos fazer um vídeo legal, não sisudo, muitas pessoas acham alguns quadros ou arte desse tipo "chata", não poderia ser um filme chato. A banda ja é engraçada por si só.

Metheoro.net - Em alguns momento do clipe me lembrei bastante do video de "Shine Happy People" do R.E.M., talvez por causa da textura e da forma da gravação, foi uma inspiração?

L'Ogre - Em absoluto. Nunca tinhamos pensado em "Shine Happy People" até você ter nos falado. Não tínhamos visto isso mesmo.

Metheoro.net - Existe a possibilidade de trabalhos futuros com a banda? Que outros clipes poderiam surgir dessa parceria?

L'Ogre - É o primeiro clipe que fazemos, nós aqui da L'Orge, e claro que adoraríamos trabalhar com a "Hold Your Horses" novamente, existe essa liberdade e vontade.

Até o fechamento deste post o vídeo de "Hold Your Horses - 70 million" tinha sido visto, só no Vimeo, mais de 238 mil vezes (eles também postaram no youtube e dailymotion); além do destaque em uma série de blogs mundo afora e matéria de jornais e sites na França, Reino Unido e Estados Unidos provando que quando o talento é colocado acima de tudo, os resultados vem a galope.

Obs: queria agradecer ao Rodrigo Duguay, pela dica de fazer o post sobre esse clipe; Ao Grégory, violinista da banda que é muito simpático e estava falando comigo via Facebook mas não sabia ao certo como responder as perguntas por mim feitas HAHAHAH e a Catherine Villemino que foi muito solícita e respondeu todas as perguntas por mim feitas.

2 comments:

Anna Rachel M. Recife/PE disse...

O clipe deles é muito bem produzido mesmo e a música é muito agradável, gostosa de ouvir.
Excelente entrevista.
Achei o blog via google pesquisando justamente por conta do clip e concordo com você em gênero, número e grau quanto a dominação da cultura anglo-saxônica no cenário mundial. Cabe ao povo sair do lugar comum, né?!
Parabéns pelo post, mais uma vez.

Joice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.